Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Hoje é dia de Santa Clara de Assis !!! Você pediria a Deus o privilégio de ser pobre?






Paz e Bem !

Hoje , Quinta-Feira dia 11 de Agosto, nós recordamos a doce irmã Clara, a plantinha de Francisco, que foi cuidada pelas águas da providência divina.
Santa Clara escolheu, junto com S.Francisco, a irmã pobreza como o altíssimo ideal de vida, vivia pobremente no convento de S.Damião, junto à capelinha que Francisco restaurou , restaurando sua vida..
O bispo de Assis ao ver as condições do mosteiro de S.Damião onde Clara e as irmãs viviam, disse a ela, mas como você vai cuidar de si e de suas irmãs nessa pobreza extrema? Clara respondeu pedindo ao bispo apenas um "privilégio", o bispo pensou, bem, enfim alguma lucidez nessa menina, deve pedir algum privilégio que lhes dê mais conforto e tal, entretanto irmã Clara pediu: quero o privilégio de viver na pobreza, para que eu possa verdadeiramente entender a vontade de Deus para mim e minhas filhas, porque somente não tendo nada poderei entender que tudo que o Senhor me der será por Sua Altíssima Vontade, não da minha. Esse privilégio da pobreza significava esvaziar-se de si para que Deus agisse , pela providência.
Para muitos isso soa como uma grande idiotice, mas para Clara e para Francisco, viver a pobreza significava deixar que Deus agisse, que pudessem ver que não tendo nada, o pouco que passassem a ter era pela misericórdia divina. E dai vem toda essa espiritualidade franciscana, se deter nas pequenas coisas porque são elas as verdadeiras dádivas de Deus, assim como Jesus disse dos pássaros que não fiam nem tecem mas nem Salomão jamais se vestiu como um deles. Sentiam-se assim, passarinhos de Deus. Sendo como passarinhos podemos ser leves, e poderemos até voar na imensidão do grande amor de Deus por suas criaturas.
Infelizmente essa espiritualidade primitiva da Ordem passou, a OFM se transformou numa Ordem rica, influente, cheia de frades muito sábios em conventos muito confortáveis.
Mas hoje em dia o que se procura é reviver essa pobreza privilegiada de Clara e Francisco, para que possamos ser leves, para que possamos ver Deus agir.
Tudo isto pelo privilégio de ser pobre num mundo de ricos e de "prósperos".

Você pediria a Deus o privilégio de ser pobre para que Deus seja Deus e que faça a Sua vontade e não a sua?


Frei Bento, frade menor e pecador

Um comentário:

  1. Santa Clara e São Francisco formam uma dupla maravilhosa em seguimento das palavras de Cristo.Que ela me proteja e ao fradinho que escreve este blog

    ResponderExcluir