Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 13 de agosto de 2011

O Reino que pertence aos pobres.





Paz e Bem !


Neste Sábado lemos o pequeno texto do Evangelho de Mateus 19, 13-15, quando Jesus pede que levem a Ele as criancinhas. Ele as acolhe e as abençoa.

Mateus insiste em dizer que os discípulos as repreendiam, e Jesus lhes diz para que não impeçam as criancinhas de irem a até Ele porque o Reino do céu pertence a elas. As abençoou e partiu.

Por que esta atitude dos discípulos de impedirem os pequeninos de chegarem a Jesus?

As crianças não foram colocadas no Evangelho pela sua natural pureza e inocência. 



É mais do que isto, as crianças são o símbolo dos pequeninos, dos excluídos, no tempo de Jesus elas não tinham um “Estatuto da Criança e do Adolescente”, não tinham direitos, nem eram contadas no censo. 


E assim como as mulheres, as prostitutas, os leprosos, os inválidos, eram consideradas à margem da sociedade dos judeus.

Mas na lógica de Jesus elas são o centro, porque são pequeninos, assim como no Reino de Deus os pobres , os doentes, os perseguidos, os famintos é que formam o núcleo que recebe o Evangelho em preferência, e os que irão levar o Evangelho ao mundo inteiro.

Um Reino de fracos e pecadores, de doentes e de perseguidos, são o centro e os primeiros  no Reino que está em meio de nós.

Desde quando Jesus leu , no inicio de sua pregação na Sinagoga de Nazaré, o texto do Profeta Isaias 61, 1s que profetizava > O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.

E como todos fixassem o olhar Nele , Jesus então lhes revela:

Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir.

E no Evangelho de hoje Ele abre o Reino aos pequeninos deste mundo , aqueles pequenos que tantos impedem de chegar até lá. Ainda nos nossos dias, onde os pobres, os doentes, os fracos, os pecadores, não são considerados como economicamente viáveis para muitos "reinos de deus".


Frei Bento, frade menor e pecador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário