Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Estejam preparados.






Paz e Bem !

Prosseguindo as Parábolas do reino, Jesus nos conta hoje em Mateus 25, 1-13, a Parábola das dez virgens, cinco são prudentes, 5 não são.

Adormeceram esperando o Noivo, umas cuidando de ter azeite suficiente para acender as suas lâmpadas na hora mais escura da vida , outras apenas tinham lâmpadas, mas sem azeite, sem combustível suficiente para mantê-las acesas.

E então veio o grito dos Anjos, O Noivo vem aí., saiam ao seu encontro.

As virgens imprudentes , tomadas pelo inesperado , já não providenciaram o azeite para iluminar a noite escura das bodas do Noivo, e pedem às prudentes> dá nos um pouco de teu azeite, porque nossas lâmpadas estão apagando. 

Mas era impossível, cada uma tinha o suficiente para manterem acesas suas esperanças. 

Vão procurar quem venda o azeite, porque o que temos não basta para todas. 

E enquanto as virgens imprudentes foram buscar quem lhes vendesse, o Noivo veio e as bodas começaram, e as portas foram fechadas. 

As virgens incautas ficaram de fora; a porta do lugar das bodas fechou-se para elas.

Essas parábolas sobre o fim , têm todas elas, um fio condutor comum , falam do fim, do nosso fim, da nossa morte e da nossa relação com Deus neste momento escuro os Anjos nos dirão> “O Noivo vem aí., saiam ao seu encontro”

Aqui já não é mais um convite, é uma ordem o verbo é imperativo: saiam! 

Não há mais como ficar adormecidos no relativismo da nossa fé, é o momento em que encontraremos o Senhor que vem buscar cada um ,individualmente, nosso juízo particular. 

Onde sermos julgados pelas obras que fizemos, ou que deixamos de fazer, seremos julgados pelo amor, São Paulo nos escreve sobre este momento: “Porquanto todos nós teremos de comparecer manifestamente perante o tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba a retribuição do que tiver feito durante a sua vida no corpo, seja para o bem, seja para o mal”( II Cor.5,10)

E então os que viveram a retidão da fé, amaram a Deus sobre todas as coisas, e os seus semelhantes , cuidaram dos irmãos que sofrem, esses terão o azeite suficiente para iluminar a noite escura da sua alma, os outros...

Quanto de azeite tem em nossas lâmpadas? Porque o Senhor vem !


Frei Bento , frade menor e pecador.

2 comentários:

  1. Depois que passei a ler seus textos e refetí-lo, aos poucos meus olhos estão se abrindo e meu conhecimento se expandindo. agradeço por cada comentário postado. sei também que o azeite em minha lampada ainda é pouco perto do que poderia ter, mas com a graça de Deus, terei o suficiente para o dia em que encontrar o Senhor.

    Tiger.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Tiger: O Senhor te abençoe e te guarde,
    Mostre a ti o seu rosto e tenha misericórdia de ti.Volte para ti o seu olhar e te dê a paz.
    Paz e Bem !

    ResponderExcluir