Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quando será o nosso hoje?


Paz e Bem bom dia a todos!

O Evangelho de hoje , Lucas 19,1-10, nos falará da nossa historia dentro da historia de Zaqueu, um homem pecador para a realidade dos tempos de Cristo, o chefe dos coletores de impostos,um publicano, uma das figuras mais odiadas naquele tempo pelo oficio que tinham, o de cobrar impostos cada vez mais extorsivos dos pobres. E freqüentar a casa de um coletor de impostos seria impensável para quem se dizia o Messias.
Entretanto Jesus surpreende mais uma vez e diz a Zaqueu, lá no alto do sicômoro, “ é preciso que eu fique hoje em sua casa”.
E logicamente muitos murmuraram: “ele vai se hospedar na casa de um pecador” !!!
E lá foi Jesus para a casa de Zaqueu, que diante de tal inesperada atitude se compromete com Jesus dizendo que daria metade de seus bens aos pobres e restituiria o quatro vezes mais a alguém que houvesse defraudado.
E Jesus lhe diz: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão.
A historia termina ai, tendo Jesus continuado contando a controversa parábola do Rei, seus 10 servos e suas 10 minas.
Mas do episódio de Zaqueu nos fica esse intrigante “Hoje”, é preciso que “hoje” eu fique em sua casa e “hoje “ a salvação entrou nesta casa.
Nos colocando no lugar de Zaqueu, na nossa pequenez, no nosso pecado, esse “hoje” assume um caráter de imediato.
Também nós precisamos de sair do nosso lugar, enfrentar a multidão de nossos pecados, subirmos em nosso sicômoro para que Jesus nos possa ver, na nossa indignidade, para que Ele venha e nesse nosso “hoje” faça a salvação entrar na nossa casa, na nossa vida, nos mudando, de pecadores a servos uns dos outros, mediante nosso compromisso de repartir o que temos com quem nada tem e restituir em bem, quatro vezes mais o mal que causamos a outros.
Se não perderemos nosso momento, perderemos nossa vez, e viveremos sempre no nosso ontem tentando chegar ao nosso amanhã sem passarmos pelo “hoje” que tudo muda.

Então , quando será o seu “hoje”?

Frei Bento, irmão menor e pecador.

5 comentários:

  1. Todos acusam Zaqueu de pecador, mas ele era mesmo um pecador ? Que tinha um ofício ingrato, mal visto por seus pares, o de coletor de impostos, é verdade. Zaqueu com certeza era pecador, mas nao mais dos que o acusavam. Digo isso por suas palavras "Se eu ........, restituirei". Ora, todos nós somos pecadores, mas temos a humildade de admitir ? É fundamental reconhecer-mo-nos, no dia-a-dia, como pecadores para assim, em nossa pequenez, podermos ver a Jesus.

    Roberto - o acreano

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. olá Frei,

    se Jesus estivesse HOJE no Brasil em carne e osso, onde ele estaria?

    possivelmente nas casas dos politicos corruptos ou dos grandes traficantes, pois aqueles são os que mais necessitam da salvação...

    Daniel não entrou a toa na cova dos leões, como também a gente não pode se enganar ao achar que é "dificil" levar a Boa-Nova.

    alguma vez foi fácil?

    Deus nos dá a força necessária, independente a "barreira" que possa estar a nossa frente, pois Deus e maior que tudo o que nos possa acontecer...

    fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  4. Quiseramos nós, recebermos Cristo hoje em nossas casas e pudéssemos restituir 4 vezes mais em bens, os males que fizemos ao próximo. E que esse hoje fosse todos os dias.
    Melhor começarmos por receber Cristo agora.

    Belíssimo blog, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Prezado Frei Bento.

    Quem me dera ser 1/10% de Zaqueu. Mas tenho a convicção que os olhos do Mestre nos persegue, pois ele bem sabe que ainda somos muito crianças e que longe estamos de uma perfeição, mas por sermos crianças seus olhos nos vigiam, pois certo é! As nossas travessuras que o Mestre deve levar as mãos na cabeça e assim pensar: "Mas não tem jeito mesmo o Ruy, eu já falei tanto ensinei tanto e ainda mostro seus erros e ele prossegue nos mesmos erros". Mas pior que ele sabe a hora e o dia que estará minha casa bem compatível para sua estalagem, e disto eu tenho certeza.
    Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.

    ResponderExcluir