Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Somos cegos como Bartimeu? O que queremos que Jesus nos faça?




Paz e Bem e bom dia a todos.

O texto do evangelho de Marcos 10, 46-52, que trata da cura do cego Bartimeu, e o seu similar Lucas 18, 35-43, o  texto do evangelho de hoje, nos falam da cura de um homem cego.
São Marcos escreve que a cura aconteceu quando Jesus saia de Jericó, Lucas dirá que foi quando Ele se aproximava de Jericó.
Onde Jesus estava realmente não tem muita importância. O que é importante é que Ele estava lá, onde os olhos do coração do cego O enxergaram.
O importante é que esse cego estava  sentado a beira do caminho, muitos de nós estamos como o cego , sentados à beira do caminho enquanto Jesus passa, e nem O vemos, porque estamos tão “cegos”... que nem sabemos distinguir se Ele aproxima-se de nós, ou se vai indo embora.
Mas Bartimeu ousa gritar,” Jesus Filho de Davi tem dó de mim!” E este grito dele ecoa por toda história da salvação.
Vemos esse mesmo tema no grito do sangue de Abel, no grito de Jó, no grito de cada pobre, excluído, sem ninguém, “sentado à beira do caminho”. É também o grito de Jesus na cruz, o grito dos mártires. Gritos de dor que perpassam toda a escritura.
E Deus ouviu o grito de Bartimeu, embora tantos o mandassem se calar. Quantos não nos mandam também calar? Abafar nosso gritos, amordaçar nossas bocas , almas e corações? Mas temos de gritar, nosso socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra, diz o Salmo.
Mas nossos gritos nem sempre são para fora de nós, são gritos de nossa alma, gritos mudos...
Os verdadeiros gritos são mudos.
Perceba que Bartimeu teve de jogar o manto fora, ele aprende que não é possível seguir Jesus sem deixar algo, sem arriscar a segurança humana para experimentar a mão de Deus.
E interessante, por que Jesus pergunta ao cego : "o que quer que faça por você"? 
Jesus sabia , era óbvio.
É que Jesus respeita nossa liberdade e não obriga ninguém a se libertar, muitos não preferem ficar “à beira do caminho”?
Note que Bartimeu não é o mesmo cego de S.João 9, o que nunca enxergara antes.
Bartimeu queria VOLTAR A VER.
Quantos de nós , porque perdemos a clareza da fé, precisamos ver de novo? 
É disso que o trecho de Marcos fala, do QUERER VER DE NOVO.
Então não era simplesmente curar um cego, Jesus iria fazer com que ele visse novamente.
Então , somos todos como Bartimeu.
Eu pelo menos sou, eu quero pedir a Jesus que eu O veja novamente, e renovadamente, e por toda a minha vida. Que eu nunca o perca de vista e que Ele nunca perca meu olhar.

Assim deixarei de estar á beira do caminho e estarei “a” caminho, como Bartimeu , que curado, se pôs a caminhar, seguindo Jesus pelo caminho.

Quando insistimos fervorosamente na nossa oração, detemos Jesus que passa, a se aproximar,  ou já indo embora?

Bento, frade míope, menor e pecador.

Um comentário:

  1. Frei, estou muito feliz com o seu blog. Ele substituiu muito bem as postagens do YR e aqui só vem quem se interessa. Parabéns!

    ResponderExcluir