Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 20 de novembro de 2010

Um Deus Vivo, de vivos.

Paz e Bem !



No Evangelho de hoje, Lucas 20, 27-40 os Saduceus, que não acreditavam na ressurreição dos mortos,  apresentam a Jesus uma daquelas questões retóricas, perguntas que não querem respostas, que não são duvidas, mas afirmações em forma de pergunta:
A complicada questão dos  dos 7 irmãos que morreram, e que a única viúva dos 7 foi se casando com o irmão que sobrevivia. Até que o ultimo morre e então a pergunta:

Na ressurreição, de quem a mulher vai ser esposa? 

Jesus então responde que é uma questão inútil para ser feita, pois que na ressurreição dos mortos, ninguém mais será dado em casamento,  que os que receberem a graça da ressurreição, serão como anjos,  e os anjos não morrem.
E Jesus lhes dá a lição , a mesma que temos de dar aos que não lêem nas Escrituras aquilo que não lhes é conveniente. Jesus diz ao Saduceus, > por que vocês não lêem o que Moisés diz na Sarça ardente quando chama o Senhor de Deus de Abraão , de Isaac e de Jacó, três mortos dos quais o Senhor é Deus ?
E revela o que muitos não querem ler: não existem mortos em Deus, pois tal como do três citados por Moisés já estarem mortos, ainda assim eles têm um Deus, porque estão vivos no céu.
Também hoje em dia , quantos dizem que os mortos não tem consciência de nada, estão dormindo eternamente aguardando a ressurreição final, enquanto Jesus diz  que Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, porque todos vivem para Ele ?
Da mesma forma, Jesus irá  dizer a Marta em São João 11, 25> Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. Crês  nisso?

Mas ainda hoje muitos não acreditam nisso, e ainda se dizem cristãos, e ainda renegam a santidade de tantos homens e mulheres que como Abraão , Isaac e Jacó , que já estavam mortos ao tempo da Sarça ardente, tinham em comum um Deus de Vivos. E estes são os santos, a Virgem Maria, os Apóstolos, os mártires, os confessores, as virgens, enfim, a multidão de crentes em Cristo , porque Nele estão vivos, porque Nele creram.

Muitos ainda hoje concebem a vida eterna como uma continuação desta, enquanto que, a vida da ressurreição não pode ser imaginada como cópia do modo de vida deste mundo.

Os Saduceus , diz o Evangelho, aprenderam a lição e não mais importunaram o Senhor.

Os de hoje, nunca aprendem...

Frei Bento, frade menor e pecador.


2 comentários:

  1. Olá Frei,

    "....Os de hoje, nunca aprendem..."

    boa...hehehe

    mas talvez "sabem", "conhecem", mas optam por "não saber", "não conhecer", devido a dureza que tem em seus corações.

    Deus é amor, a vontade de Deus é amor, o Espírito santo é amoroso, suave, por isso causa tanto "alvorosso" aos que não O reconhecem, e também muitos que "decoram" a Sagrada Escritura não são capazes de entender que Deus é Amor, e como diz João, aquele que diz ter Deus mas não tem amor está a se enganar e, logicamente a enganar os outros...

    Como disse Madre Tereza de Calcutá:

    "....Veja você que, no final das contas, é entre você e Deus. Nunca foi entre você e as outras pessoas...."

    a paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo: Frei!
    A principio deixo meus parabéns ao nobre colega, pelo ótimo conteúdo do blog!

    Um forte abraço do amigo! "Apto"

    ResponderExcluir