Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Papa, por que o atacam? Por que o escutam?

Paz e Bem !




Nestes dias , um dos assuntos prediletos dos jornais e da internet tem sido as declarações do Papa Bento XVI publicadas no livro “ Luz do Mundo”, que é o produto de muitos dias de diálogo entre Papa Ratzinger e o escritor Peter Seewald.
Com o subtítulo “ O Papa, a Igreja e os sinais do tempo”, parece ser uma obra que pretende isso mesmo> lançar luzes sobre vários temas da sociedade humana, inclusive sobre a sexualidade.
Mas o Livro não se restringe às declarações do sumo pontífice relativas ao uso ou não do preservativo, pelo que eu li das declarações do próprio escritor, o livro:   “evoca a sobrevivência do planeta que está ameaçado, o Papa lança um apelo à humanidade, nosso mundo está no transe do colapso e a metade dos jornalistas só se interessa pela questão do preservativo."
A posição do Papa Bento no mundo, como ele mesmo se define, é a de ser um servidor , mais do que um líder, é  cumprir seu pensamento contrário ao relativismo do mundo moderno , a decadência de valores, a favor da  questão da ecologia, sobre a Igreja neste 3º Milênio , sobre temas em mais abrangentes  para a humanidade, do que apenas  o usar ou não a camisinha.
Mas o mundo anda tão sexualizado que somente extrai do texto o que se refere ao uso do preservativo.
Parece que o mundo quer ouvir apenas aquilo que parece ser  o único valor para muitos , a liberdade sexual, enquanto o livro fala do conflito que se estabelece hoje em dia entre liberdade e  a Verdade.
O Papa Bento XVI se compromete é com a verdade, o que se pode discutir neste campo da sexualidade , não é usar ou não camisinhas, mas antes, deveria ser a sexualidade e o amor.
Mas as pessoas querem insistir apenas na sexualidade sem o amor.
E aí está o cerne da questão que é banalizada pela mídia, a pergunta que devemos nos fazer , diante desta polêmica é > o que tem a sexualidade a ver com o amor?
Perde-se a noção de amor >  para a prática do sexo pelo sexo, mais uma vez a sociedade prefere ouvir o que quer, e não o que precisa.
Diante desses fatos fica a dúvida, se o mundo acusa tanto o Papa Bento XVI por suas posições que refletem o que a Igreja de Cristo sempre ensinou, por que dão tanta importância ao que ele diz?
Como perguntou o vaticanista Aldo Valli:
Por que o atacam? Por que o escutam?

Bento, frade menor e pecador.

2 comentários:

  1. Amigo, diante da iminência de entrar em colapso, o que a humanidade vem sofrendo é uma sobrepujança dos instintos de sobrevivência face à razão. Talvez isso ocorra para que a
    desde tão cedo, algo absurdo.
    Mas assim caminha a humanidade sem se dar conta de que quanto maior a explosão populacional provocada por toda essa liberdade sexual faz com que os problemas se agravem cada vez mais, não apenas pelo crescimento da população, mas também pelo aumento das doenças e pela desestruturação das famílias. Jovens sendo pais cada vez mais cedo e sem formação nem preparo para isso.

    Enquanto o papa fala e poucos para quem o sexo não é a coisa mais importante do mundo, ouvem enquanto a maioria esmagadora só ouve no discurso as palavras sexo e preservativo. Estes últimos são os que subestimam as afirmações da igreja, como se o papa não fosse amparado por estudos científicos (além dos religiosos) para fazer tais afirmações. Esquecem-se de que o papa é o chefe da maior população do mundo, a população católica apostólica romana.

    ResponderExcluir
  2. Olá Frei,

    com elogios ou críticas, o mundo SEMPRE pára para ouvir o que o Papa tem a dizer. Se o criticam é porque reconhecem sua posição e dão valor, pois se não dessem, talvez não seria interessante fazer publicações (mesmo que seja publicações mediocres, como ví no ibest, um comentarista...)

    Talvez por falta de copetencia, ou de bom-senso (oyu ate mesmo inveja...rsrsr) insistem em criticar o Papa, mas estas críticas apenas PROVAM quem ele é, qual a sua responsabilidade e qual a sua importância, pois assim como vários que fizeram a vontade de Cristo foram perseguidos, possivelmente com ele e com a Igreja Católica que é Apostólica também assim será...

    A paz de Cristo!

    ResponderExcluir