Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Permanece conosco, pois cai a tarde e o dia já declina...

Paz e Bem !






No Evangelho de Lucas 24,13-35,  lemos a  narrativa do encontro de discípulos com Jesus, no caminho de Emaús.

Eu particularmente considero esta, uma das mais poéticas passagens do Novo Testamento.


Todo o caminhar com o Mestre na estrada que levava a Emaús foi um grande momento de oração. 

Durante todo o percurso, Cléofas e seu companheiro,  conversavam com o próprio  Deus quando falavam  e escutavam o Cristo ressuscitado. 

E assim nós também,  discípulos como os dois no caminho de Emaús, devemos agir: Conversar com Deus, falar com Deus, escutar  Deus no nosso caminho diário, na nossa labuta, no nosso trabalho, no nosso telônio... 

E, quando necessário for,  fazer também como os discípulos, que ardentemente em uma oração de súplica disseram: "Fica conosco". 
Devemos sempre pedir a Sua presença no meio de nós, mas é importante também sabermos o porquê de nossa súplica e assim como Cléofas e seu companheiro motivaram sua oração dizendo que era tarde e o dia já declinava, nós também devemos motivar nossa oração. 

E tantas são as razões que temos para pedir que o Senhor fique entre nós...



E  Deus se revela por inteiro ao partir o pão. Ali está o centro da mensagem de Emaús, partilhar o pão e ver Jesus.


A Eucaristia.


Só conseguimos ver Jesus quando nos tornamos abertos ao outro à dimensão exclusiva do outro, quando com-partilhamos o que temos, quando dividimos com o irmão o mesmo pão, que é  Jesus Cristo ressuscitado.


Ver Jesus, portanto, será sempre dividir os dons e os bens e nunca acumular.

Permanece comigo, pois cai a tarde e  o dia já declina....


Frei Bento, irmão menor e pecador.

2 comentários:

  1. Caríssimo Frei Bento

    Paz e Bem!


    S. Lucas, nesta página do Evangelho, diz-nos realmente que nós, tal como os primeiros discípulos, temos que percorrer o nem sempre claro caminho da Fé, até chegarmos à certeza da Ressurreição. Ambos sabemos que não se chega lá através de deduções lógicas ou através de construções de carácter intelectual! Chega-se, na verdade, ao encontro com o Senhor ressuscitado inserindo-nos nesse contexto em que Jesus Se revela – no encontro comunitário, no diálogo com os irmãos que partilham a mesma fé, na escuta comunitária da Palavra de Deus, no amor partilhado em gestos de fraternidade e de serviço. É, pois, nesse “caminho” que vamos encontrando Cristo vivo, actuante, presente na nossa vida e na vida do mundo.
    Cristo continua realmente presente no meio da sua comunidade em marcha pela História. Quando a comunidade se reúne para escutar a Palavra, Ele está presente e explica aos seus discípulos o sentido das Escrituras. Não sentimos, tantas vezes, a presença de Cristo a indicar-nos caminhos de vida nova e a encher o nosso coração de esperança quando lemos e meditamos a Palavra de Deus? Não sentimos o coração cheio de paz – a paz que Jesus ressuscitado oferece aos seus – quando escutamos e acolhemos as propostas de Deus, quando procuramos conduzir a nossa vida de acordo com o plano de Deus? Ora aí está uma prova de que percorremos, de facto, o "caminho de Emaús"...
    Jesus ressuscitado reentrou, sem dúvida, no mundo de Deus; mas não desapareceu da nossa vida e não se alheou da vida da sua comunidade. Através da imagem do “comer em conjunto” (que, para o povo bíblico, significa estabelecer laços estreitos, laços de comunhão, de familiaridade, de fraternidade), Lucas garante-nos que o Ressuscitado continua a “sentar-se à mesa” com os seus discípulos, a estabelecer laços com eles, a partilhar as suas inquietações, anseios, dificuldades e esperanças, sempre solidário com a sua comunidade. Podemos descobrir este Jesus ressuscitado que se senta à mesa com os homens sempre que a comunidade se reúne à mesa da Eucaristia, para partilhar esse Pão que Jesus deixou e que nos faz tomar consciência da nossa comunhão com Ele e com os irmãos.
    Jesus lembra também aos discípulos: “vós sois as testemunhas de todas estas coisas”. Quererá isto apenas significar que os cristãos devem ir contar a todos os homens, com lindas palavras, com raciocínios lógicos e inatacáveis que Jesus ressuscitou e está vivo? É claro que não! Porque o testemunho que Cristo nos pede passa, mais do que pelas palavras, pelos nossos gestos. Jesus vem, hoje, ao encontro dos homens e oferece-lhes a salvação através dos nossos gestos de acolhimento, de partilha, de serviço, de amor sem limites. São, pois, e sobretudo, esses gestos que testemunham, diante dos nossos irmãos, que CRISTO ESTÁ VIVO e que Ele continua, NO MEIO DE NÓS, a sua obra de libertação dos homens e do mundo.

    Fica, então, connosco, Senhor...porque vem caindo a noite!...

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Ena! Parece-me que já consegui, finalmente, alinhar a apresentação do meu perfil, com foto e tudo!!! kkkkkkkk

    Um grande abraço para todos da "Rose M" rssrsrsr

    ResponderExcluir