Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Jesus não foi Profeta na sua terra, nem na terra de muitos !






Paz e Bem!

O Evangelho de Mateus 13,54-58, nos conta que Jesus foi a Nazaré , à Sinagoga da cidade e lá estava pregando. E o povo murmurava dizendo, mas não é este o filho do carpinteiro, sua mãe não é Maria, não conhecemos seus irmãos...etc. E ficaram escandalizados dizendo" de onde vem tudo isto". Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 
E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.'
São Mateus não nos diz o que Ele ensinava na Sinagoga e que provocou tanta revolta nos seus conterrâneos. Mas o Evangelho de Lucas diz: Jesus ensinou que n'Ele se cumpriram as profecias, porque Ele veio para anunciar aos pobres a Boa Nova, para proclamar a liberdade aos cativos e a vista aos cegos; para dar a liberdade aos oprimidos e proclamar um ano de graça do Senhor. (Lucas 4, 18-19).
Então fica claro porque os seus não o receberam, como inclusive São João nos conta no seu proêmio.
As pessoas ainda naquela época já preferiam as pregações distanciadas da realidade,no tempo e no espaço, as pregações que corroboram seus desejos escapistas, as que alimentavam suas parusias esquizofrênicas. E quando escutam falar de pobres de oprimidos, de cativos, estas palavras incomodam ainda hoje, destoam do ambiente da prosperidade, nos relembram que não existe cristianismo sem a cruz, sem a dor, sem o compromisso com a caridade , sem a libertação do pobre e do oprimido de suas condições de miséria econômica e moral.
Por este motivo Jesus não foi Profeta em sua Terra e nem será na terra de ninguém, que se recuse a ouvir o que Ele tem a dizer, e o que Ele tem a dizer passa pela denúncia da situação da dor do próximo, das misérias e dos cativeiros do pecado e da opressão, e estas palavras não são convenientes para serem ouvidas, porque nos comprometem, a todos.
Daí que dizem quem é este? que autoridade Ele tem para nos dizer coisas que não queremos ouvir?

E Jesus sempre volta à nossa terra particular, nos dizendo coisas que incomodam, que nos envolvem na dinâmica do Seu Reino que é amor e compromisso com as situações de injustiças que somos vitimas, ou que somos protagonistas. E quando Ele nos fala de libertação e de caridade como sendo algo muito maior do que dar esmolas, quando Ele nos ensina que a verdadeira caridade é dar ao outro aquilo que lhe é de direito e que o mundo rouba,-> sua dignidade, através da exploração do trabalho que sofrem tantos irmãos nossos, ou mesmo pelo desemprego que marginaliza tantos. Quando Jesus nos diz dessas realidades que não queremos ver, Ele ainda é ignorado, e muitos preferem ouvir o que Ele não diz.

Jesus só é Profeta naquilo que nos interessa escutar?


Frei Bento, frade menor e pecador.

3 comentários:

  1. Frei, hoje alguém lembrou de suas palavras no YR. Não é a hora de voltar?

    ResponderExcluir
  2. Olá Frei... estive pensando.... como o seu texto veio me ajudar a entender melhor o que são os sete pecados capitais, tão criticados pelos "pajés tupiniquins"...

    obrigado e,

    um abraço do Leão da tribo de Judá!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado a vocês que comentaram minha postagem, é um prazer poder compartilhar reflexões com os amigos queridos.

    Ao que me perguntou se é hora de voltar? Não amigo, acho que não é hora, a linha do tempo segue...

    A você irmão Leão sim, ai estão alguns dos pecados capitais> a ira, a cobiça, a inveja, a ganância, a avareza , praticado pelos que se dizem salvos...

    Um grande abraço .

    ResponderExcluir