Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

domingo, 6 de maio de 2012

Jesus é como a Videira.








Paz e Bem !

No V Domingo a Páscoa ouvimos o Senhor nos dizer que Ele é a verdadeira Videira, nós os ramos, o Pai o Agricultor, é o Evangelho de São João 15, 1-8.

Texto sublime, o Senhor é como a videira,  para nós falantes de português brasileiro é uma parreira de uvas, mas aqui videira, a vide ,  tem este sentido de vida.  Sim o Senhor é a Vida Verdadeira, e só temos a verdadeira vida se estivermos enxertados neste caule , neste tronco fecundo , como ramos, unidos de forma vital ao Senhor da nossa vida.

Aqui o Senhor nos mostra toda a sua imanência, sim, o Senhor nosso Deus não é um Deus ausente, um Deus transcendente ao mundo e á História.

Não, Deus está vivo, na Pessoa de Jesus Cristo, Deus que se encarnou na nossa humanidade infiel, e nos juntou todos a Ele mesmo, como uma única Videira, como uma única Igreja.

Este texto de João aponta para este Mistério salvífico que se realizou mediante Nosso Senhor, a Encarnação do Verbo não se deteve na cruz, ressuscitou, ascendeu ao Pai mas está aui, a encarnação continua na nossa História porque a Igreja é a continuidade deste Mistério onde nossa Fé transita e encontra guarida.

A Videira deste Evangelho é também a imagem da Santíssima Trindade, O Pai a plantou em meio a nós,  no seio da Virgem Maria, a Videira se fez Homem em Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a quem estamos unidos e bebemos a mesma seiva que é o Espírito Santo que a todos dá o mesmo alimento.

Mas cuidado , o ramo que não produzir os frutos deste amor misericordioso, será lançado fora, porque não revelou em frutos o que a seiva alimentou> o amor misericordioso do Pai Agricultor cultivando a Vinha da Alegria onde estamos unidos.

Os ramos são muitos, mas são diferentes, uns maiores, outros mais robustos , outros mais débeis, mas se produzirmos os frutos esperados  desta vide  salvífica, permaneceremos unidos ao tronco e seremos uma só Videira , com Cristo, na Igreja, vivendo a Esperança da vindima.

Esta é a Glória do Pai.

Caríssimos, ouçamos o que nos diz o Evangelista em sua 1 carta na segunda leitura de hoje:

“É este o seu mandamento: acreditar no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e amar-nos uns aos outros, como Ele nos mandou. Quem observa os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele. E sabemos que permanece em nós pelo Espírito que nos concedeu.”

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário