Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

A Bem-Aventurada Virgem Maria Mãe de Deus no Mistério de Cristo e da Igreja

Paz e Bem !












O período entre Outubro  de 2012 a Outubro de 2013 será declarado pelo papa Bento XVI como ano da Fé, conforme a Carta Apostólica- Motu Próprio >  Porta Fidei , um aporta que se abre para todos nós e está sempre aberta , para entrarmos no Mistério da Igreja. Ela mesma, a Igreja, é a Porta da Fé, é onde ouvimos a proclamação da Palavra de Deus que pretende que  nos transformemos , de ouvintes a protagonistas da Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, e em Seus missionários no serviço do Evangelho.

Diz o santo padre que atravessar esta Porta da Fé nos  compromete com um caminho para a vida inteira, um compromisso com Jesus e Seu Evangelho, um compromisso de levar a Mensagem que salva e santifica.

Neste ano de 2012 também celebramos o jubileu do Concílio Vaticano II, que renovou a face da Igreja com o Sopro vivificante do Espírito Santo, que faz novas todas as coisas, que renova a face da Terra.

Um Concílio em aberto...Tamanha a sua grandeza e a  profundidade de seus Documentos que trazem tão grande e precioso tesouro para a nossa Fé e santificação , e é tão pouco conhecido.

O santo padre   nos pede para  conhecer, estudar a aprofundar o conhecimento do Sacrossanto Concílio,  para melhor distinguirmos o real e valoroso papel de Nossa Igreja  num Mundo cada vez mais necessitado da sua presença redentora.

Maio também nos lembra Maria, a Mãe de Deus que tão perfeitamente se une ao sentido da Porta Fidei, pois,  por meio dela , entrou a Salvação no Mundo.



Porta Fidei , inclusive, é um dos títulos que cantamos na Ladainha de Nossa Senhora, aliás, tão pouco cantamos ultimamente, em nossas igrejas e comunidades. 


Maria é a Porta Fidei , que aberta jamais poderá ser fechada, a verdadeira Fé é radical e exige um SIM radical como foi o sim de Maria à obra redentora de Deus Nosso Senhor.


Permitam-me,  portanto, compartilhar com os amigos e amigas alguns trechos dos principais temas dos Documentos do Concílio Vaticano II, examinemos suas palavras, descubramos o senso equilibrado de suas proposições, de suas definições. 


É o Magistério da Igreja em seu discurso mais recente.

Para começar, sendo Maio o mês de Maria, vamos ler aos poucos os trechos do Capítulo VIII da Constituição Dogmática Lumen Gentium, um destes 4 grandes Documentos Conciliares.

O Capítulo VIII é este que fala sobre o papel da Virgem Maria no Mistério de Cristo e da Igreja.

Ouçamos o seu proêmio:

1-PROÉMIO 




A Virgem mãe de Cristo 

52. Querendo Deus, na Sua infinita benignidade e sabedoria, levar a cabo a redenção do mundo, «ao chegar a plenitude dos tempos, enviou Seu Filho, nascido de mulher,... a fim de recebermos a filiação adoptiva» (Gál. 4, 4-5). «Por amor de nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus e encarnou na Virgem Maria, por obra e graça do Espírito Santo» (171). Este divino mistério da salvação é-nos relevado e continua na Igreja, instituída pelo Senhor como Seu corpo; nela, os fiéis, aderindo à cabeça que é Cristo, e em comunhão com todos os santos, devem também venerar a memória «em primeiro lugar da gloriosa sempre Virgem Maria Mãe do nosso Deus e Senhor Jesus Cristo» (172).




Frei Bento, frade menor e pecador.





Nenhum comentário:

Postar um comentário