Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Os Neo Iconoclastas



Paz e Bem !

Hoje,  gostaria de comentar a falácia de inimigos nossos, sobre a  veneração aos santos, coisa demonizada por eles, como fazem com diversos aspectos da nossa Fé.

A veneração da Igreja pelos seus santos tem início por volta da metade do século II, em decorrência da morte de S.Policarpo de Esmirna, queimado vivo por ser cristão e confessar Jesus, por isto ele é chamado de mártir e confessor. Aliás , todos os mártires são confessores, porque , ao darem suas vidas pelo Senhor , o confessaram com seu testemunho de vida, e testemunho de vida não são tagarelices pré- ensaiadas para a televisão.

É sangue que corre pelo sangue de Cristo.

Naquele tempo, quem nos condenava como idólatras,   eram os judeus, por adorarmos  outro corpo,  como os primeiros  adoravam a  Jesus e veneravam os  seus mártires. 


Portanto a acusação de idólatra nasce na História a partir de Jesus Cristo, da acusação dos judeus da época,  de que os cristãos adoravam um homem , Jesus.

Assim sendo, estamos em boa companhia na veneração pelos nossos santos.

Policarpo de Esmirna, nasceu em 69 DC, e foi morto aos 87 anos de vida. Foi discípulo de São João que o escolheu para bispo de Esmirna onde viveu até seu martírio sendo um dos grandes pais da Igreja pelos seus ensinamentos, bebidos na fonte original de João o Apóstolo predileto do Senhor,  que levou para sua casa a Virgem Maria, Mãe de Deus.


Policarpo foi queimado vivo,antes, ao ser preso, disse aos seus algozes: "Há oitenta e seis anos sirvo a Cristo e nenhum mal tenho recebido Dele. Como poderei rejeitar Aquele a quem prestei culto e reconheço o meu Salvador".E, diante da fogueira rezou:


Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o Vosso nome adorável seja glorificado por todos os séculos".


O nome dele Policarpo já traduz sua fecunda vida cristã, pois, Policarpo em grego,  significa muitos frutos, frutos  que foram regados pelo seu sangue no seu martirio por Jesus.


Mas os cristãos de Esmirna recolheram os seus restos na fogueira e quiseram levá-los para um local onde pudessem se reunir para celebrar a Eucaristia. Foi então que veio a acusação de idolatria, a primeira da nossa História, aquela que os judeus da época fizeram. Mas os cristãos de Esmirna assim responderam aos ataques:


“Ignoravam eles que não poderíamos jamais abandonar Cristo, que sofreu pela salvação de todos aqueles que são salvos no mundo, como inocente em favor dos pecadores, nem prestamos culto a outro. Nós o adoramos porque é o Filho de Deus.
Quanto aos mártires, nós os amamos justamente como discípulos e imitadores do Senhor, por causa da incomparável devoção que tinham para com seu rei e mestre. Pudéssemos nós também ser seus companheiros e condiscípulos!” (Martírio de Policarpo 17,2 +- 160 D.C).


Esta resposta dos cristãos de Esmirna  deveria também ser sempre  a nossa resposta.


Porque até hoje somos acusados de idolatria, por aqueles que jamais derramaram uma gota de seu sangue para a construção do Evangelho, antes,  só derramam notas de dólares para construção de templos que vão caindo...


São estes exemplos que, comparados aos exemplos dos que nos ofendem,  fazem toda a diferença , para o nosso lado, que é o lado direito de Cristo, de onde verteu sangue e água, nossa Fé, nosso Amor. 


Enquanto fomos regados pelos sangue dos mártires e por suas lágrimas, eles são regados pelo ódio, pela intolerância, pelo desrespeito ao outro em alteridade.


Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário