Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 26 de maio de 2012

Vinde Espirito Santo ! Vós sois a Alma da Igreja.







Paz e Bem !

A Igreja celebra neste Domingo,  a Festa do Divino Espírito Santo, o  Pentecostes.  O Evangelho que ouvimos é S.João 20, 19-23, quando o Senhor aparece aos discípulos que estavam no Cenáculo e sopra sobre eles o Espírito Santo e os envia com a missão de curar os corações feridos, as almas machucadas, as dores do mundo. Tudo isto o Senhor faz com um sopro, o mesmo sopro com o qual, no Gênesis, o Criador infunde a vida nos Homens. E este sopro, esta vida, é o Espírito Santo.

Na segunda leitura de hoje, I Coríntios 12, 3b-7.12-13, São Paulo nos dirá que somos todos membros do mesmo corpo cuja cabeça é Jesus e que bebemos todos do mesmo Espírito.
Este sentido de pertinência nos envolve todos numa única realidade: somos todos membros do Corpo onde o Cristo é a cabeça. E este corpo é a Igreja, solenemente ungida pelo Espírito Santo naquele momento histórico do Cenáculo que nos fala a 1ª leitura , Atos 2, 1-11, onde o Espírito vem como um vento impetuoso e desce sobre cada um dos apóstolos e de Maria Santíssima, e torna clara todas as coisas quando dá a todos o Dom do entendimento. Muito mais que glossolalia, dá a eles a capacidade de falar e serem ouvidos , de ouvir  e compreender.

Podemos fazer então o paralelo entre Gênesis 11, 1-9, onde é contada a passagem da Torre de Babel e o Cenáculo.

Na  atemporal Torre de Babel, lemos que todos os homens falavam a mesma língua e se puseram a construir a famosa torre que atingiria o céu. E Deus lhes confunde as línguas e os dispersa sobre a terra, pois tal projeto , porque absurdo, não possuía a sabedoria que só o Espírito poderia lhes dar.

No Pentecostes,  Deus os reúne novamente, o Cenáculo é a nova Babel, mas desta vez o projeto é santo porque vem do Céu e não dos homens.  Se no Gênesis o Espírito era de confundir as línguas dos homens, no Pentecostes o Espírito é de esclarecimento: as línguas dispersas na Babel , são de novo reunificadas , os homens re-adquirem a capacidade de compreender o outro,  e de o serem, por todos, porque são mediados pela Sabedoria do Espírito que vem do Alto.

Este é o Espírito que faz novas todas as coisas antigas , que renova a face da terra e a vida daqueles todos que estavam reunidos e amedrontados, e que de súbito tudo compreendem e passaram a anunciar o que deveriam.

O Espírito Santo é a alma da Igreja, e também da nossa vida. Sem Ele, construímos torres de Babel geradoras de discórdias , não nos encontramos, nossos projetos são apenas projetos humanos, nossa sociedade se perde na confusão de sons que não produzem harmonia.

No Cenáculo Deus nos reconciliou com Seu projeto. Mediante o Espírito Santo Ele santifica nossas ações, nos concede os Dons que nos potencializam  para sermos criaturas melhores, cidadãos  do Reino de Justiça e de Libertação.

E então nos ficam essas reflexões: o que estamos a construir é obra do Espírito, ou apenas novas torres de Babel,  onde nem mesmo nós nos entendemos e nos encontramos em unidade?

Construímos Justiça e Libertação no Espírito , ou acentuamos as nossas discórdias e nossa nova escravidão, ao pecado e à opressão, às ações daquele que divide ?




Frei Bento, frade menor e pecador.

2 comentários:

  1. Belo texto: Frei Bento!

    Retornei a digitar no Yahoo! Obviamente senti a tua falta! Aguardo retorno do amigo teu blog encontra-se nos meus favoritos!
    Um forte abraço!
    Apto!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Apto por te colocado meu Blog entre os seus favoritos.
    Um abraço.
    Paz e Bem !

    ResponderExcluir