Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 1 de outubro de 2011

VINEA MEA ELECTA.





Paz e Bem  !


Neste Domingo  ouvimos a proclamação do Santo Evangelho  segundo  S Mateus 21, 33-43 e 45-46 > a Parábola que Jesus contou sobre os trabalhadores da Vinha.
A história de um Senhor que plantou uma Vinha e a confiou a seus lavradores, para que cultivassem as uvas, e produzissem o vinho.
Chegado o tempo de receber pelo que foi produzido, o Senhor mandou seus empregados para receberem o produto do fruto da Vinha. Os lavradores atacaram os enviados , mataram alguns e feriram todos.
O Senhor da Vinha mandou outros e com estes aconteceu o mesmo. 
Por fim, o Senhor mandou Seu Próprio Filho dizendo, sendo meu Filho eles O respeitarão.
Não respeitaram, pelo contrário, pensaram, se este é o Filho e o Herdeiro, devemos matá-lo e ficaremos com toda a Vinha para nós. 
E o fizeram, rejeitaram o Filho e o lançaram fora, e depois O mataram.
Jesus então pergunta: O que deverá fazer o Senhor da Vinha?
Disseram – Ele voltará , matará todos os maus lavradores e novamente entregará a Vinha para outros que produziram frutos no tempo certo e darão ao Senhor a parte que lhe cabe por justiça.
Jesus porém lhes diz> Vocês não leram o que as Escrituras Sagradas dizem?
"A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.
Isso foi feito pelo Senhor e é uma coisa maravilhosa!"


Nesta Parábola, logicamente que Jesus se referia à História da Salvação dentro da História de Israel, não a história cronológica, mas a história enquanto povo eleito,  e os servos que foram mandados antes do Filho foram os profetas que O anunciaram e foram mortos, culminando com o Filho do Dono da Vinha que também foi morto e lançado fora da Vinha, foi lançado fora do Seu povo, como profetizou Isaías 53,3-4


O mesmo Isaías  que na primeira leitura de hoje, Isaías 5, 1-7, canta , em nome de seu Amigo, um cântico de amor à Vinha, que o Amigo plantou em terra fértil em uma colina. Lavrou e limpou a terra das pedras, e no meio plantou uma torre e só escolheu cepas perfeitas, esperando colher uvas doces. O Seu povo eleito. 
Mas ela só produziu uvas amargas, e o Profeta indaga de Jerusalém: quem mais poderia fazer pela minha vinha que não foi  feito? A Vinha do Senhor era a casa de Israel.


E no Evangelho de hoje, Jesus recorre à esta mesma imagem de Isaías , a Vinea mea electa - a Minha Vinha eleita, para contar esta Parábola , onde os que foram mandados para colher os frutos foram mortos, até que tomaram  o Próprio Filho do Dono da Vinha, e o lançaram fora da Vinha , O rejeitaram e O mataram.


Mas o interessante é que Mateus dá um outro desfecho à Parábola, diferente do desfecho de  Marcos 12. 1-12.
O Evangelho de S.Mateus, como todos sabem, foi escrito num contexto de polêmica entre a sua comunidade e o judaísmo formativo do fim do primeiro século, queria ensinar para a sua comunidade que a promessa antiga feita ao Povo de Deus foi retirada das autoridades farisaicas e das suas comunidades, e foi dada à comunidade da Igreja.


Mas também devemos notar que em ambos os textos, Jesus não diz se a Vinha deu frutos, apenas diz que mataram os mensageiros que vieram buscar o FRUTO DA VINHA.


E no meu entender, aí está a lógica por trás da lógica de Jesus, a ninguém pertence o Fruto da Vinha se este Fruto não for a Justiça e a Paz.


Porque em Mateus está escrito algo que Marcos não escreveu :
"o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos".


Assim este texto , melhor lido em Mateus, nos obriga a uma séria reflexão sobre nós mesmos, sobre que tipo de Fruto estamos produzindo, que tipo de Vinha trabalhamos, se nosso produto é Justiça e Paz, Amor , Esperança e Caridade, pois do contrário, também de nós poderá ser tomada a Vinha porque nenhum de nós a possui, ela é do Dono da Vinha, que a plantou e a cercou e espera de nós que cuidemos que ela dê frutos . Que sejamos humildes trabalhadores da Vinha do Senhor.


Conseguiremos?


Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiastes a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe e me ilumine.  Amém.


Frei Bento,  frade menor  e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário