Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Por que São Francisco sempre parece tão novo enquanto nós parecemos tão velhos?







PAX ET BONVM !

Francisco de Assis e sua aventura com Deus há 800 anos fascina o mundo.

É  como uma estória de um cavaleiro medieval que finalmente encontrou seu santo Graal, seu cálice sagrado, a busca de uma vida inteira.

Jesus no Evangelho nos desafia: segue-me, largue tudo que te pesa nos ombros, deixa teu coração pesado e venha depositar seu coração no meu,  manso e humilde, meu fardo é leve, meu jugo é suave, mas meu caminho é de cruz!

Este Jesus de fardo leve e jugo suave e de caminho de cruz,  encantou Francisco que nos reportou este encontro e re-novou este apelo, tornado-o sempre novo, porque Cristo é o mesmo hoje e sempre, nós  é que estamos nos tornando velhos...

Mas me permitam falar de São Francisco neste dia tão feliz.

É que o pai seráfico foi atingido tão vigorosamente pelo Sermão da Montanha do Senhor que viveu essas bem-aventuranças na essência dessas duas palavras> a docilidade.

Francisco é o cristão que  encarna as bem-aventuranças como se fossem ditas para ele, e as procurou viver de forma generosa e alegre.

Quer algo mais absurdo que as Bem-Aventuranças? Elas vão contra todo senso da razoabilidade> felizes seremos se formos pobres, quando o mundo idolatra o deus mercado. Felizes seremos se formos perseguidos ! Ora , que absurdo, como alguém pode ser feliz sendo perseguido? Felizes nós  seremos quando nos odiarem! Mas que contra senso!

O Evangelho não é razoável, o Evangelho é exigente, é uma cruz, é um desafio de todo dia.

A graciosidade de São Francisco foi ter percebido toda essa irracionalidade aparente do Caminho de Jesus, tendo-a  vivido de forma leve e mansa, humilde e pobre, confiando que toda essa loucura evangélica, leva ao céus, o lugar onde a Utopia abraça a realidade.
Francisco ameniza o Evangelho, vivendo sua realidade com alegria e cordialidade.

Ele des-polariza o pecado e a punição, através  a vida fraterna como ponte entre as durezas do caminho de Jesus e a nossa fragilidade humana

E se torna então irmão, dos passarinhos, das estrelas, do sol, das nuvens, do sereno, das flores, da terra, até chegar ao ponto  ser irmão da morte, que ele derrotou.

Cristo a derrotou na Ressurreição, Francisco derrotou a morte tornando-se seu irmão.

E por fim , São Francisco é eternamente novo, porque confiou no ser humano como criatura do Deus Altíssimo, que de tanto que foi amado, só pode ser amado também.

Que novidade é essa? Quando tantos hoje em dia degradam o  homem como predador e lobo de si mesmo ! É que Francisco nos entende como campos férteis para  a misericórdia do Pai .

Esta confiança irrestrita na Misericórdia de Deus é que foi o Santo Graal de Francisco, o Cálice Santo que ele encontrou, na pobreza de Jesus, nas exigências transformadoras do Evangelho , lido  em doçura.

Solenidade de São Francisco de Assis - MM XI AD

Frei Bento , frade menor e pecador.





Nenhum comentário:

Postar um comentário