Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Quem é o nosso próximo?


Paz e Bem !


No Evangelho de  São Lucas, 10, 25-37 lemos  a parábola do bom samaritano.

Ela começa com uma pergunta de um" doutor da lei", que não foi feita para obter resposta, e sim para "tentar" Jesus:  Mestre, o que devo fazer para receber em herança a vida eterna?

O legalista sabia, pela Lei de Moisés, que só a amor total a Deus e ao próximo nos leva à vida.

Sabia sim , porém não praticava, não amava concretamente, tanto é que não estava interessado na resposta de sua pergunta.

Estava interessado em fazer uma pergunta infértil, para "tentar" Jesus, como tantos hoje perguntam sem querer saber da consequência da resposta.

Jesus então lhe conta a  parábola do samaritano, para lhe dizer que o próximo é quem se aproxima do outro para lhe dar uma resposta às suas necessidades.

E essa resposta necessária, não deve levar em conta barreiras de raça, religião, nação ou classe social, não deve ser uma resposta comercial, do tipo , eu ajudo aos que estão comigo, e te ajudarei somente se você passar a crer como eu creio.

Porque o próximo é aquele que eu encontro no meu caminho. 

O "doutor da lei", aquele que se acha dono da verdade, estabelecia limites para o amor perguntando a Jesus : "Quem é o meu próximo?" 

Mas Jesus , lhe conta essa Parábola de Misericórdia" e muda a pergunta: Quem foi o próximo daquele que está caído ?

O doutor da lei nem consegue dizer o nome do inimigo "o samaritano", e diz, "aquele que usou misericórdia"

Então , Jesus percebendo que sua bela resposta nem seria considerada, haja vista a resposta que Ele obteve do doutor da lei, lhe desafia: "Vá, e faça a mesma coisa".

Não nos é contado se ele foi.

Mas e nós? Será que iríamos e usaríamos de misericórdia, quando apenas queremos "tentar" o outro com perguntas para as quais não estamos preparados para ouvir as respostas? 

Glorioso São Bento, cuja memória hoje celebramos, rogai por nós.

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário