Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Jesus des-alienou tantos. Por que muitos alienam tantos em nome de Jesus?


Paz e Bem  !

Fazendo uma reflexão sobre o texto do Evangelho que é proclamado hoje, Quarta-Feira, Mateus 10, 1-7, vemos o Senhor chamando os discípulos e dando a eles o poder " para expulsar os espíritos maus, e para curar qualquer tipo de doença e enfermidade. "
A seguir Mateus relaciona o nome dos 12 , sempre que os doze são anunciados Pedro é o primeiro a ser citado. Jesus os manda primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel. "Vão e anunciem: ‘O Reino do Céu está próximo ".
Interessante ressaltar que os  discípulos recebem o mesmo poder de Jesus: des-alienar os homens (expulsar demônios) e libertá-los de todos os males (curar doenças). Os doze apóstolos formam o núcleo da nova comunidade, chamada a continuar a palavra e ação de Jesus. 
O poder de expulsar demônios é uma metáfora para a ação de libertação integral do ser humano, não é expulsar capetas muito mal interpretados por péssimos atores, como vemos nos shows de horrores das seitas financistas.
Expulsar o demônio é des-alienar o ser humano de tudo aquilo que o prende à insanidade, que o prende à escravidão do pecado, escravidão da opressão.
Jesus nos quer livres e sadios, isto é a salvação, para que possamos assumir integralmente nosso papel de cidadãos do Reino de Deus, por isto, a cada um que Ele curou , Ele o re-encaminhou à vida: O cego Bartimeu que depois de curado seguiu Jesus pelo caminho, os dez leprosos que Jesus cura e manda aos sacerdotes para que possam ser reconhecidos como membros da comunidade , o paralítico que Jesus curou e mandou "levantar e andar" e seguir a vida, a mulher possuída por 7 demônios, que des-alienada passou a ser a mulher que anunciaria a Ressurreição. A mulher adultera que liberta da maldade da lei foi e não deveria mais pecar. .Etc...
Todos os milagres de Jesus são atos de libertação, de devolver ao ser humano seus plenos direitos, sua sanidade , devolvem a cada um a própria vida.
O que vemos hoje, entre aqueles que pretensamente "expulsam demônios" dos outros, colocam outros demônios no lugar, o demônio da intolerância, da soberba da arrogância e da alienação .
Ou seja, trocam 6 capetas por meia dúzia de demônios.

Por que tantos alienam as pessoas que Jesus des-alienou ?

Frei Bento, frade menor e pecador.

Um comentário:

  1. Bom dia Frei,

    A Paz de Cristo!!

    Chega a ser "engraçado" o fato de ver pessoas agendando" horário com o capeta para apresentações de "desencapetamentos" que vemos por aí. Me admiro o empenho dos "pastores de fundo de quintal" em alienar o povo, que sem conhecimentos Bíblicos acredita ter conhecimentos concretos.

    Bom, mas desde a época de Cristo existiam pessoas que "decoravam", mas não conheciam realmente a Sagrada Escritura, e hoje, vemos que não é diferente esta realidade.

    Sempre busco levar a Paz e o Bem a todos, mas penso que apenas podemos entregar ao próximo aquilo que temos, por isso que devemos buscar ser sempre fortes e perseverantes.

    ResponderExcluir