Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Como ovelhas entre lobos, prudentes como serpentes e simples como as pombas.




Paz e Bem !

Considerando o texto do Evangelho de hoje, Sexta-Feira,  Mateus 10 , 16-23, sempre estaremos como ovelhas em meio a lobos.

Jesus alerta aos seus  das perseguições que viriam, mas pede que confiem que o Espírito Santo , que fala pela Igreja, os guiaria e falaria por eles nos momentos dos tormentos.
E  que seriam odiados por muitos por causa do Seu nome.
Por fim, entretanto, os que perseverarem na missão, na vocação , esses conseguirão a salvação.

Temos aqui uma identidade do cristão com o Cristo, o mesmo destino de Jesus será o destino de tantos e tantas que se entregam à missão que liberta e dá vida nova. 

Essa missão, certamente sempre atingirá os interesses de muitos e, será esse o motivo que provocará a perseguição, a divisão e o ódio, até mesmo dentro das famílias. 
Muitas vezes poderá levar para a condenação nos tribunais e a consumação da morte nas arenas romanas, e nas novas arenas dos nossos dias também,

Mas  em todos os tempos,  a missão é dirigida pelo Espírito Santo  de Deus.

Por isso, os discípulos, e nós também, deveremos ter perseverança até o fim, sem temor nem aflição, seguros da plena manifestação de Jesus, Senhor e Juiz da História  até o fim dos tempos , no Juízo Universal.

A pomba e a serpente são as metáforas do complemento necessário entre o saber ser prudente como a serpente e simples como as pombas.

Note que Jesus não fala das serpentes naquilo que ela é maligna, mas aqui ela adquire a imagem da prudência; e nem fala da pomba como um animal fraco, mas como símbolo da simplicidade.

Não por acaso, é sob a forma de uma pomba que o Espírito Santo repousa sobre o Cristo no Seu Batismo .

E Simplicidade e Prudência, são Dons do Espírito,  que balizam o caminho do cristão, das águas do Batismo em rumo aos rios de água viva ( Conf. João 7, 38)


Frei Bento. frade menor e pecador.

Um comentário:

  1. Obrigado Amigo, sempre que posso passo por aqui

    Discipulo Menor

    ResponderExcluir