Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 16 de julho de 2011

A mais linda Flor do Carmelo




Paz e Bem !

Hoje, Sábado  16 de Julho, é o dia de Nossa Senhora do Carmo.

E  o Evangelho que lemos é Mateus 12, 46-50 e ouvimos que , Maria e os irmãos de Jesus estavam do lado de fora de onde Ele pregava e pediram para falar com o Senhor.

“Sua mãe  e seus irmão estão ai fora e querem falar contigo”

Jesus então responde apontando par aos que O ouviam: Aqui estão minha mãe e meus irmãos,  pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está no céu, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”

Muitos usam este texto para tentar desmerecer o papel de Maria na vida do Senhor e mesmo para insinuar que havia uma indiferença do Cristo com Sua mãe.

Análise rasteira e tendenciosa, usada por aqueles que não querem ir além do literal e ler a escritura pelos olhos do Amor.

Antes de ser uma negação, ou menosprezo do papel de Maria, Jesus a elogia na forma mais perfeita.

Porque para Cristo, mais importante do que a encarnação do Verbo era o cumprimento da promessa. Jesus veio para fazer a Vontade de Deus, Ele a personificou. Ele é a Vontade de Deus em meio aos Homens. Mais importante que o Seu Advento é a sua Hora. A Hora de Cristo era a Hora da Vontade de Deus e Ele a realizou por completo, “Ao chegar a plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho, nascido de mulher" (Gl 4, 4). 

O elogio à Maria vem por ter sido ela a primeira que ouviu a Palavra de Deus e a primeira que a colocou em pratica.

Foi por ouvir a mensagem do Anjo e por sua disponibilidade para aceitar sua missão que Maria proporcionou a vinda ao mundo do Messias.


A atitude de Maria em ouvir a Palavra e a por em prática , que fez com que ela fosse a “cheia de graça”( Lc.1-28) a “bendita entre as mulheres”( Lc. 1,42), a mãe do meu Senhor ( Lc. 1, 43). A bem aventurada por todas as gerações ( Lc 1 ,48)

E foi este o elogio que o Filho melhor podia fazer à sua mãe, a feliz Virgem que guardava no seu coração os mistérios divinos e meditava-os assíduamente (cf. Lc 2, 19).

Assim agem alguns,  que gostam de dizer que estão os repletos de Cristo, como “donos de Jesus”, querem se  apossar de Suas bençãos, mas, no entanto, não fazem a Vontade de Deus que é amar , amar até que doa, o nosso irmão, sobretudo o mais pobre e sofredor.

Procuramos dizer o sim que Maria disse e com isto transformar toda a nossa  vida?

Acreditamos, como ela, que Deus pode abater os poderosos de seus tronos e elevar os humildes, cumular de bens os famintos e despedir os ricos de mãos vazias? ( Lc.1, 53) 

O que fazemos para que isto possa vir a acontecer?

“Flor do Carmelo, nossa alegria, salve , salve, a Virgem Maria”

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário