Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 2 de junho de 2012

Em Nome do Pai, do Filho e do Amor !




Paz e Bem e bom Domingo a todos !

Neste Domingo,  celebramos no nosso calendário litúrgico a solenidade da Santíssima Trindade e o Evangelho que lemos é o texto de São Mateus 28, 16-20

Nele Jesus se encontra no monte com os onze, que prostrados, O adoraram. Ainda que houvessem dúvidas em seus corações. Afinal, o texto de hoje narra os acontecimentos anteriores ao Pentecostes e estão inseridos no discurso do Adeus, as ações do Ressuscitado antes de subir ao Pai.

Jesus, porém , lhes assegura que toda a autoridade Lhe fora dada do céu sobre a Terra, e esta autoridade Ele a transmite aos onze, à Sua Igreja que deve prosseguir a Missão de ressuscitar os homens e as mulheres pelos caminhos da História,  batizando a cada um em um Batismo Trinitário; um Batismo que nos torna imersos no Mistério de  Sua morte >  e nos revive na Sua Ressurreição. 

Homens e mulheres novos, para uma Nova terra, redimida do Pecado pelo Batismo de Sangue da Cruz. E a Igreja, tal como a Nova Arca de Noé. Ela  nos resgatada das tormentas do pecado pelas águas do Batismo.

"Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.  Nos diz o Senhor  de nossas vidas.

A Trindade é o grande Mistério que nossas palavras mal conseguem balbuciar o seu sentido, como uma criança,  que mal consegue dizer palavras,  mas sabe o amor imenso em que vive.


Dela só podemos dizer > ´E o Pai que Ama, o Filho que é Amado, e o Espírito Santo que é o Amor.

Consideremos este Amor.


O Espírito Santo é o principio ontológico da Trindade, Aquele que dá a conhecer o Mistério através da inspiração.

Mais do que nunca hoje vemos tantas concepções de Deus, eu não forma reveladas pelo Espírito, pelo menos não o Espírito Santo de Deus.

Existem deuses que as pessoas seguem com grande euforia, deuses esotéricos, deuses humanos, deuses da prosperidade, deuses que são sinônimo de dinheiro, sucesso e poder, pessoas vingativas que vêem um Deus vingativo (Deus tarda mas não falha!) etc.

O ser humano sempre procura aquilo que lhe convém, aquilo que é mais cômodo, mais fácil, mais imediato, mais proveitoso a curto prazo.

Jesus nos revela uma comunidade de Amor, nos revela que o Pai é capaz de dar uma festa quando voltamos para Ele, que Deus é relação, comunhão, partilha.

E esse Amor de Deus é tão unificado, tão identificado entre suas três Pessoas, que ao nos dirigirmos ao Verbo estaremos vendo o Pai e ao louvarmos o Espírito estaremos louvando o Amor e ao louvarmos o Pai estaremos louvando ao mesmo tempo a entrega do Filho e a revelação do Espírito. Vemos um só Deus.

A Trindade é pois, uma Comunidade de Amor, o Amor é o Nome de Nosso Deus.

E só descobrimos este Amor trinitário, quando permanecemos neste Amor, esta permanência no Amor é a comunhão com os irmãos.

Quem Ama a Deus que é mistério e ama o irmão por amor a Deus, realiza a Trindade em si mesmos.

Amamos nosso irmão , sobretudo ao mais pobre e pecador, por amor a Deus Tri uno de Amor, ou nosso amor é um amor egoísta, onde Deus se tornou uma propriedade particular nossa, uma espécie de gênio da lâmpada mágica , que esfregamos para que Ele realize nossos desejos egoísticos?

Festa da Santíssima Trindade .

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário