Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

domingo, 22 de abril de 2012






Por que nossos corações ainda estão cheios de dúvidas?


Paz e Bem !

Retomando um pouco as reflexões sobre a liturgia da Palavra , temos neste 3º Domingo da Páscoa a narrativa de Lucas 24, 35-48, continuação e conseqüência da passagem conhecida como os Discípulos de Emaús.
O Evangelho começa por nos contar a reação de alegria e felicidade daqueles dois discípulos que experimentaram o encontro com o Ressuscitado no caminho que ia para Emaús, quando reconheceram Jesus ao partir do pão, um gesto eucarístico , que é onde o Senhor se revela por inteiro.
Encontramos os dois de novo aqui , falando para os Apóstolos reunidos “ com os que com eles estavam” nos diz São Lucas.
Todos receberam os que vinham de Emaús com uma proclamação de fé: “O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão.”
E ouviram a narrativa de Cléofas e de seu companheiro.
Neste momento o Senhor aparece em meio a eles, deseja-lhes a paz . Todos se amedrontam, afinal, o Senhor ressuscitara mas ainda não tinham recebido a graça do encontro com o ressuscitado, o encontro pessoal, aquele que nos muda totalmente.
Jesus não era um espírito, era um corpo em carne e osso, no qual podemos tocar e sentir.
O Senhor tem fome, dão lhe de comer.
O Senhor os conduz à missão de testemunhas da ressurreição por todo o mundo, anunciado a conversão e o perdão dos pecados a todos os povos .
Esta narrativa de Lucas está repleta do significados, ela nos conduz à reflexão que a ressurreição do Senhor não é um delírio apostólico, nem um fenômeno espiritual.
A ressurreição é um fato que atinge o próprio corpo, é o Senhor Jesus que venceu a morte e reaparece no seu próprio corpo como nós um dia vamos experimentar esta mesma graça, sendo nós mesmos, tendo em nosso corpo frágil e limitado a mesma experiência de Jesus.
E a nossa missão enquanto testemunhas deste ressuscitado é ressuscitar também os oprimidos, os pecadores, os famintos, os deserdados, os que têm medo, os injustiçados.
É para esta missão que o ressuscitado nos convida.
Mas para isto, devemos ter primeiro esta experiência profunda de fé que o Senhor realmente está vivo, e habita o nosso coração.
Não tenhamos medo de sermos testemunhas da vida , neste mundo , cada vez mais imerso na cultura e na apologia da morte.


Frei Bento frade menor e pecador

3 comentários:

  1. Que bom vê-lo de volta Frei! Sei que vou aprender muito com suas "homilias" Abaços Mara

    ResponderExcluir
  2. Que bom que voltou!!!!! estava com saudades de suas reflexões....
    abraços.... Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, sempre que puder eu vou fazer uma postagem, afinal quando vejo as estatísticas, vejo quantas pessoas ainda continuaram a procurar o blog mesmo estando parado, e são dos mais variados países, achei que devia fazer um esforço e postar mais.
    Se for possível aos amigos divulgarem o blog nas suas redes, eu ficaria muito agradecido.

    ResponderExcluir