Paz e Bem !
No Evangelho de hoje, Mt 5,20-26, Jesus nos fala sobre ofensa e reconciliação, nos diz que se a nossa justiça não for maior do que a dos fariseus, de nada ela nos serve.
E o Senhor cita> «Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: ‘Não mate! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: ‘imbecil’, se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de ‘idiota’, merece o fogo do inferno.".
É que a lei que proíbe matar, proíbe esse ato desde a sua raiz, porque toda ofensa é uma forma de matar , mesmo que seja a dignidade de quem ofendemos.
E mesmo quando somos ofendidos , e somos inocentes , o verdadeiro discípulo de Jesus deve ter a coragem de dar o primeiro passo para reconciliar-se.
Jesus inverte a lógica da ofensa para eliminá-la, inverte o julgamento sem misericórdia dos fariseus,
e nos propõe o tomar o primeiro passo, na Sua lógica, o caminho da reconciliação.
E nos diz, em outras palavras, caso nos sintamos culpados, que procuremos nós mesmos, e urgentemente a reconciliação, porque sobre a cada culpa nossa , pesa um julgamento.
Você já se reconciliou com o seu irmão a quem ofendeu? Ou com aquele que te ofendeu?
Frei Bento frade menor e pecador.
Olá Frei,
ResponderExcluirno mundo de hoje, a reconciliação, o perdão estão sendo cada vez mais desvalorizados, devido à tal "razão mundana" onde a falsidade das aparências torna as pessoas como um "ovo", que por fora todo ele é igual, mas por dentro tem ovos que são bons e também tem aqueles que são podres...
A Paz de Cristo!