Paz e Bem !
O Evangelho que lemos nesta Quarta Feira é o texto retirado de Mateus 20, 17-28, que nos conta a subida do Cristo até Jerusalém, onde Ele chama os seus discípulos e lhes diz : “ O Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos não-judeus. Estes vão zombar dele, bater nele e crucificá-lo; mas no terceiro dia ele será ressuscitado. “
A mãe de João e Tiago chega até Jesus e lhe pede lugares de destaque para seus filhos no Reino de Deus.
Mas Jesus lhe responde> " Vocês não sabem o que estão pedindo. Por caso vocês poderão beber do cálice que eu vou beber?"
O cálice da amargura, o cálice da entrega, o cálice da paixão, sim , a paixão no seu seu sentido mais elevado > o amor imenso com o qual o Filho de Deus nos ama, e por isso , por esta paixão por nós, Ele se entregará até a última gota do seu sangue. O sangue da nova e eterna aliança que todos bebemos também > as nossas dores que devem se conformar à dor do Senhor, na Sua paixão por nós.
Mas, o privilégio de sentar-se ao lado de Jesus no Reino, não representa poder, como os outros discípulos acreditavam.
Estar ao lado de Jesus é resultado , não é privilégio, mas é serviço.
Assim, a lógica do privilégio para Jesus, não é a lógica da mãe dos filhos de Zebedeu, e de tantos outros...
O maior para Jesus é aquele que serve
A grandeza está no servir, estar a serviço, lavar os pés dos irmãos como Cristo fez, Ele que sendo Deus, ajoelhou-se diante dos apóstolos e lavou-lhes os pés > o trabalho reservado aos servos, aos escravos, daquele tempo.
Porque, Ele, sendo Deus, desceu à nossa humanidade nasceu pobre num presépio , viveu entre os pobres , morreu com eles e ressuscitou , para eles.
Este é o sentido de procurar ser menor, ser o servo, os seguidores de Cristo devem ver o ministério como serviço, não como posto de honra ou lugar de prestígio e poder. Devem usar os dons recebidos de Deus a serviço dos irmãos.
Mas confesso que é um ideal muito mais difícil de ser alcançado, do que o ideal de ser o maior.
Maiores são todos, ser o menor é para poucos.
“Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos".(Mateus 20, 27-28)
Somos o maior , então estamos a serviço do irmão, sobretudo do mais pobre e abandonado?
É neles que está o Senhor e Seu Reino .
Frei Bento, frade menor e pecador
Nenhum comentário:
Postar um comentário