Paz e Bem
"Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham", é a frase central do Evangelho deste Sábado, Marcos 10, 13-16.
"Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham", é a frase central do Evangelho deste Sábado, Marcos 10, 13-16.
Que nos leva a uma reflexão sobre o batismo das crianças, admitido pelas Igrejas Católica e Ortodoxa, e por algumas protestantes históricas, como a Anglicana, a Luterana e salvo engano, pela Presbiteriana.
O Senhor nos dirá no Evangelho que sigamos pelo mundo batizando em Nome da Santíssima Trindade, e nos diz também que todo aquele que crer e for batizado será salvo.
A verdade é, certamente, que ninguém é salvo porque primeiro acreditou no Evangelho.
Ele é salvo através do crer, mas não após o crer. Isso faria a fé ser uma obra e seria uma negação da salvação pela graça somente.
Quando cremos em Cristo é porque Deus já começou sua obra de salvação em nós.
Todavia, até mesmo aqueles que crêem na salvação pela graça, dizem que o recebimento do sinal da salvação por uma pessoa depende de sua fé!
Ele pode receber a salvação “sem o seu conhecimento”, isto é, antes de ser capaz de responder e enquanto ainda está morto no pecado, mas ele não pode receber o sinal dessa salvação, sem conhecimento.
Isso é ainda mais claro quando entendemos que a água do batismo é somente o sinal do batismo. O batismo real é o lavar dos pecados pelo sangue de Jesus Cristo (Romanos 6,3, Colossenses 2,12, Tito 3,5).
Isso é ainda mais claro quando entendemos que a água do batismo é somente o sinal do batismo. O batismo real é o lavar dos pecados pelo sangue de Jesus Cristo (Romanos 6,3, Colossenses 2,12, Tito 3,5).
O batismo real não é algo que dependa do nosso crer, e nem da nossa resposta, mas ele é “sem o nosso conhecimento”. Porque, de fato, ele já foi realizado principalmente na cruz, muito antes de nascermos (Romanos 5,8). Quão apropriado é que o sinal deva se igualar com a realidade nesse ponto.
Não somente isso, mas recebemos realmente o batismo verdadeiro, o lavar dos nossos pecados, tão logo nascemos de novo na família de Deus.
Não somente isso, mas recebemos realmente o batismo verdadeiro, o lavar dos nossos pecados, tão logo nascemos de novo na família de Deus.
Ao mesmo tempo somos ainda 'infantes' , no entendimento e obediência (Hebreus 5,12-14).
É tão estranho, então, que devamos receber o sinal do batismo no mesmo tempo do nosso primeiro nascimento e quando ainda somos crianças ?
Tudo isso é a razão pela qual Marcos 10,14 é algumas vezes usado como uma prova para o batismo infantil, embora a passagem não mencione o batismo de forma alguma.
Tudo isso é a razão pela qual Marcos 10,14 é algumas vezes usado como uma prova para o batismo infantil, embora a passagem não mencione o batismo de forma alguma.
As crianças que foram trazidas para Jesus eram infantes (a palavra grega mostra isso, assim como o fato de que elas foram 'trazidas').
E, sem nem mesmo a possibilidade de qualquer tipo de resposta de fé da parte deles, Jesus lhes concede a salvação, pois o que mais isso poderia significar, ser trazido até Ele, ser recebido por Ele, ser abençoado por Ele, se não ser salvo por Ele?
O argumento, portanto, é que, visto que esses pequeninos receberam salvação Dele, o sinal da mesma salvação não deve lhes ser negado. Como ele poderia ser negado?
Mas negam assim mesmo, negam levar a Ele os pequeninos e assim , se colocam na infeliz posição de juizes de quando se deve dar a salvação, ou seja, usurpam o papel de Deus.
Mas negam assim mesmo, negam levar a Ele os pequeninos e assim , se colocam na infeliz posição de juizes de quando se deve dar a salvação, ou seja, usurpam o papel de Deus.
Frei Bento, frade menor e pecador.
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