Paz e Bem !
O Evangelho de hoje é o texto de Marcos 10, 17-27, onde um homem rico (Mateus irá chamá-lo de jovem. Marcos o chama de um homem, da multidão), chega até Jesus e lhe pergunta como entrar na vida eterna.
Jesus lhe responde, cumpra os mandamentos> " não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe”.
Curiosamente, Jesus não cita , como causa de salvação, o que os outros tanto citam, o foco de Jesus são os mandamentos da ética, talvez por não cumprirem esses, é que tantos só falam em Êxodo 20,4.
Mas para Jesus, que é quem nos interessa, a ética , a relação com o irmão, o respeito aos pais, ao patrimônio alheio, isto sim, é o que importa.
Mas o homem lhe diz, tudo isto já faço....
E Cristo então lhe diz sobre o diferencial, o principal, e o faz "com olhos de amor">
Só uma coisa te falta então para cumprires realmente a Vontade de Deus, que sejas salvo>
"vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
Mas isto era muito difícil para aquele homem, e também é para os discípulos que rodeavam Jesus.
E o homem sai triste, porque , Marcos nos explica > ele era muito rico.
Jesus então ensina sobre ser mais fácil um camelo entrar pelo fundo da agulha do que um rico entrar no reino de Deus.
E aos Apóstolos Ele dirá>
“Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna".
O que eu gostaria de refletir é> o que nos falta para seguir Jesus e alcançar a vida eterna, é exatamente aquilo que tantos perseguem> bens, riquezas, prosperidade, poder, posição social, etc.?
Enquanto a unica coisa que nos fará entrar no reino, é exatamente aquilo que poucos conseguem > vender tudo que tem e dar aos pobres, largar tudo que tem e seguir Jesus pobre , humildemente.
É isto que também nos falta?
Frei Bento, irmão menor e pecador
Nenhum comentário:
Postar um comentário