Paz e Bem !
Caríssimos , o Evangelho de hoje, Marcos 8, 27-33, marca uma espécie de segunda parte deste Evangelho. Antes Marcos nos apresentou Jesus como Filho do Homem, como Filho de Maria, mas não o descrevia como o Messias. Assim sendo, os discípulos, por muitas vezes, não entenderam o valor dos sinais que Jesus fazia através dos milagres que operava, e que lemos quase todos nas narrativas desses ultimos dias.
Agora , o Senhor Jesus eleva o tom, Ele quer saber deles o que o povo pensava Dele,
“Quem dizem os homens que eu sou?”, é a pergunta que Jesus faz aos seus.
E recebe as mais diversas respostas dos discípulos, talvez eles mesmos pensassem assim sobre quem era Jesus > “ Alguns dizem que és João Batista, outros, Elias, outros, algum dos profetas”, são as respostas que dão ao Senhor.
“Quem dizem os homens que eu sou?”, é a pergunta que Jesus faz aos seus.
E recebe as mais diversas respostas dos discípulos, talvez eles mesmos pensassem assim sobre quem era Jesus > “ Alguns dizem que és João Batista, outros, Elias, outros, algum dos profetas”, são as respostas que dão ao Senhor.
E Jesus então reduz o universo da sondagem, Ele quer saber o que eles pensavam sobre Ele, isto é como se Ele dissesse> “tudo bem, mas e vocês? Diante de tudo que testemunharam, quem dizem que Eu Sou?”
Parece que todos emudeceram, o que vem confirmar a aparente confusão que faziam sobre a Pessoa do Senhor, o que motivou, inclusive, Jesus ter de lhes dizer para se cuidarem do fermento dos fariseus, que poderia também contaminá-los.
E Pedro então confessa sua Fé dizendo: Tu és o Messias” !
Em Mateus , este trecho se desdobra a partir desta confissão de São Pedro no episódio da edificação da Igreja sobre o Apóstolo, sobre o caráter divino da Igreja que Jeuss edificaria sobre aquele pobre pescador, e sobre a vitória dessa Igreja, sacramento do Senhor, sobre o mal.
Mas em Marcos, Pedro apenas confessa a sua Fé e a seguir Jesus lhes manda calar.
Ele ainda tem em mente o fermento farisaico, daqueles que esperavam ver no Messias um libertador político, e não o Messias que é de condição divina ,mas que se esvazia dessa divindade e se tornando um homem , como nós, se humilha ainda mais, fazendo-se de servo, e morrendo em morte e morte de cruz, conforme a Kenosis de São Paulo na Carta aos Filipenses 2, 6- 11.
E hoje Jesus manda que os discípulos se calem, porque o Seu messiado não é o messiado da guerra e das glorias humanas, Ele não é um rei , ao modo do mundo, Ele é mais que o Messias, Ele é o Servo de Javé, como o Profeta Isaias o chamaria.
Diz-lhes Jesus : “ O Filho do Homem terá de sofrer muitos, de ser rejeitado pelos anciãos , pelos chefes dos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitará após o terceiro dia”
Diz-lhes Jesus : “ O Filho do Homem terá de sofrer muitos, de ser rejeitado pelos anciãos , pelos chefes dos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitará após o terceiro dia”
É esta a nossa Fé.
Então Pedro, que acabara de fazer sua confissão de Fé se sente abalado na sua crença, e chama Jesus à parte e O repreende por falar assim.
Mas Jesus é quem dirá a Pedro que sua atitude é diabólica, no sentido de procurar impedir o inevitável, de procurar dividir o rebanho, e o chama de satanás.
Pois as coisas de Jesus são coisas de Deus, e as de Pedro são coisas dos homens.
Somos também assim, muitos de nós ainda esperam ver o Cristo vindo em tronos de glória, procuram um Cristo voltando pelas nuvens, e lhes dando uma série de benefícios materiais, “arrebatando” aqueles que compraram a suposta salvação através da observância farisaica da lei, sem a perspectiva da misericórdia.
Esses agem como Pedro agiu , quando quis que o Senhor fizesse o que ele queria, não o que deveria ser feito, e como deveria ser feito.
Por isso Pedro é repreendido, por isso os novos fariseus transformam a Pessoa de Jesus, do Servo, em servidor deles, contaminados que estão pelo fermento dos fariseus e pelo fermento do poder e das riquezas de Herodes.
E nós, o que responderíamos ao Senhor se Ele nos perguntasse> e para vós quem Eu Sou?
Frei Bento, frade menor e pecador.
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