Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Quanto renunciamos para a realização do Reino de Deus?

Paz e Bem !



No Evangelho de São Mateus 13,44-52 Jesus nos ensina:

“O reino dos céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo” e “o reino dos céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

O que Jesus nos diz aqui é que os valores que temos não são nada diante do valor de nos despojarmos de tudo para conquistarmos o Reino.

Algo que Ele dirá também ao jovem rico que queria segui-Lo mas que possuía muitos bens dos quais não conseguiria dispor para conseguir seu intento.

O Reino, nos Evangelhos , é a figura da concretização da esperança, o seu valor não é medido em dinheiros, em ofertas , em dizimos pagos como uma forma de escambo com Deus.

O valor do Reino passa pela nossa capacidade de nos desvencilharmos de nós mesmos, de nossos egoísmos, para obtermos algo novo, de valor inestimável, que passa a dar novo sentido à nossa vida.

Posso resumir , o valor do reino de Deus é o valor que deixamos de dar ao nosso egoísmo, e que damos à dimensão do amor ao próximo, sobretudo ao mais pobre , ao mais sozinho, ao mais esquecido dos irmãos.

Fora desta perspectiva , não é Reino de Deus, é outro tipo de reino. E de rei...

Qual o valor que estamos a  renunciar  para edificar o Reino de Deus entre os irmãos?

Frei Bento , irmão menor e pecador

Nenhum comentário:

Postar um comentário