Paz e Bem e bom Domingo a todos!
Hoje é o II Domingo do Tempo do Advento, e hoje lemos o Evangelho de São Mateus 3, 1-12, que nos fala de João Batista, a voz que clama no deserto.
A voz que confirma Isaias Profeta : “Preparai os caminhos do Senhor, endireitai suas veredas”.
Esta era a esperança do povo judeu , diante da dominação romana, um povo sedento de liberdade e de justiça, que ansiava pela libertação.
E João clamava pelo arrependimento dos pecados, pela penitência.
Estas palavras hoje em dia nos soam estranhas, nosso século de hedonismo, nossa sede de riquezas, não combina com a pregação de João. Nem mesmo temos consciência e assumimos que pecamos.
Quantos dizem: “Nem existe pecado !”
Nossas montanhas de orgulho e arrogâncias estão altas demais, nossos vales de infidelidades são muito profundos, nossos caminhos se perdem na falta de rumos.
Advento é o tempo da conversão, é tempo de endireitar nossos caminhos da fidelidade ao Evangelho , endireitar nossos passos, para a chegada Daquele que sempre vem, que é Eterno e sempre Novo, mas sempre nos surpreende, porque nos vem encontrar, de forma sempre tão inesperada, na forma de um menino pobre, nascido num estábulo, envolto em faixas e deitado em uma mangedoura.
O Cristo que vem estar conosco, ser o Emmanuel.
Porém, muitos de nós preferem caminhar em estradas nas estradas sem saída do pecado, se cansarem nas altas colinas da arrogância, se aprofundarem nos vales sombrios das infidelidades.
E se perderem no deserto da indiferença.
Em que desertos caminhamos ?
Bento, um irmão menor e pecador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário