Paz e Bem!
Lemos no Evangelho deste Sábado > Mateus 9,35-38-10,1.6-8, que o Senhor expulsa um demônio de um mudo e ele volta a falar.
Os fariseus, como de hábito, acusam o Senhor de expulsar o tal de demônio pelo poder o dito cujo.
Uma atitude que vemos até hoje nos julgamentos que os neo-fariseus fazem das intervenções de Deus que se realizam fora das supostas, que dizem que acontecem, nos seus quadrados.
Mas , a título de esclarecimento, e contextualizando, as doenças daquele tempo sem a medicina do século XXI, eram consideradas como possessões demoníacas, e suas curas, consideradas libertação das pessoas do encardido, como dizia o saudoso padre Leo.
Mas a seguir , o Senhor "percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando a Boa Notícia do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo as multidões, Jesus teve compaixão, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor".
E Jesus então pede aos discípulos que peçam o Pai que envie operários para ajudar na colheita do Senhor, porque a colheita e grande e poucos são os operários.
E este é o sentido de toda pastoral vocacional da Igreja, que tem isto como o lema , a oração "Enviai Senhor operários à vossa messe."
Mas a vocação não é apenas religiosa ou sacerdotal, a vocação do leigo é tão importante quanto na Igreja dos nossos tempos.
A Igreja Católica precisa de pessoas engajadas na missão de semeadura e de colheita as seara do Senhor.
Quantas pastorais, tão importantes para o nosso povo, carecem de gente que se entregue ao trabalho em promoção do irmão que sofre e que é carente !
Quantas novas comunidades de leigos de vida consagrada nasceram das sementes do Concílio Vaticano II.
Ouçam vocês também esse apelo de Cristo, dê de graça aquilo que recebestes de graça, a vida, o amor , a Palavra de Deus.
Devemos retribuir o Senhor semeando e arando Seus campos.
E se Deus te chama para o compromisso mais exigente, o da vida religiosa e/ou sacerdotal, procure atender o chamado de Jesus, tome sua cruz e siga-O.
Aceite o convite, o Senhor nunca decepciona.
A Igreja precisa de braços, para amparar e proteger o irmão que é o próprio Jesus, vivendo nele.
Você que ainda não é, poderia vir a ser mais um operário para a messe do Senhor?
Frei Bento, irmão menor e pecador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário