Paz e Bem!
O livro do Gênesis e o Evangelho de João que lemos hoje, João 1, 1-18 > têm um prólogo muito semelhante.
Em Gênesis lemos a criação do Mundo antes da revelação que o Evangelho de João traduz.
É que São João dá ao advento do Cristo um sentido de nova criação, porque de maneira única e inesperada, o Próprio Deus se encarna na nossa humanidade e se faz um como nós.
E Deus se faz Homem em Cristo para que todos possamos ir até Ele sem nos sentirmos estranhos, sem nos sentirmos temerosos, porque Ele é Alguém como nós, em tudo semelhante ao homem, menos no pecado.
O texto do Evangelho de hoje, com o qual terminamos o Ano de 2010, nos fala do mesmo principio das coisas mas sob a ótica do verbo, da Palavra de Deus que já existia , voltada par ao Pai e sendo Sua Expressão eterna e invisível.
Ao se encarnar no nosso mundo então, mediante O Filho , O Pai Se torna visível, e se vê totalmente no Filho, em perfeito diálogo e estreita comunicação.
O que é então o Verbo ?
Ele é a sabedoria de Deus vislumbrada nas maravilhas do mundo e no desenrolar da história, de modo que, em todos os tempos, os homens sempre tiveram e têm algum conhecimento dela.
Jesus, Palavra de Deus, é a luz que ilumina a consciência de todo homem.
Jesus, Palavra de Deus, é a luz que ilumina a consciência de todo homem.
Mas, para onde nos conduziria essa luz?
A Bíblia toda afirma que Deus é amor e fidelidade. Levado pelo seu imenso amor e fiel às suas promessas, Deus quis introduzir os homens onde jamais teriam pensado: partilhar a própria vida e felicidade de Deus. E para isso a Palavra se fez homem e veio à sua própria casa, neste seu mundo.
A humanidade já não está condenada a caminhar cegamente, guiando-se por pequenas luzes no meio das trevas, por pequenas manifestações de Deus, mas pelo próprio Jesus, Manifestação total de Deus. Com efeito, Jesus Cristo, que é a luz, veio para tornar filhos de Deus todos os homens.
Um só é o Filho, porém, todos podem tornar-se bem mais do que filhos adotivos > nasceram de Deus.
Deus tinha dado uma lei por meio de Moisés. E todos os judeus achavam que essa lei era o maior presente de Deus. Na realidade, era bem mais o que Deus tinha reservado para todos.
Porque Jesus, o Deus Filho, o verdadeiro e total Dom do Pai, é o único que pode falar de Deus Pai, porque comunica o amor e a fidelidade do Deus que dá a vida aos homens.
E muitos rejeitaram o Verbo, rejeitando assim a este amor e a esta fidelidade com a qual Deus nos presenteou em Cristo. Primeiro os judeus, depois, tantos de nós....
Feliz ano de MMXI para todos os meus caríssimos amigos.
Frei Bento, irmão menor e pecador.