O Evangelho deste Domingo, Festa da Ascensão do Senhor é o texto final de Marcos 16, 15 a 20, onde o Cristo pede aos discípulos que anunciem o Evangelho a todo o mundo e batizem como condição de fé e de perdão dos pecados.
Depois o Senhor é elevado aos céus , sentando-se à direita de Deus Pai e os discípulos foram pelo mundo anunciando e pregando o Evangelho. E nos narra São Marcos, realizando grandes prodígios.
Mas o texto que mais ricamente nos fala sobre a subida de Jesus ao Pai é o texto inicial dos Atos dos Apóstolos, Primeira Leitura de hoje, Atos 1, 1-11 onde São Lucas narra o acontecimento .
E o Senhor é envolvido pela nuvem e sobe ao Pai sendo o único que Dele desceu então é o único que a Ele subirá.
O mais importante aqui é o que dizem os anjos aos discípulos:
“por que ficais aqui, parados, olhando para o céu?”
É como se dissessem, olhem para o horizonte , não para o vertical, olhem seus irmãos e o tanto de si que terão de doar por eles, parem de olhar para o céu, o Senhor que assim subiu um dia voltará, cercado de glórias.
Sim, Ele voltará, mas até lá , olhem e cuidem uns dos outros, e jamais se esqueçam do que Jesus de Nazaré lhes ensinou: Amai-vos uns aos outros, não há amor maior do que doar a vida por seus amigos, e tantos outros mandamentos novos para nova terra que se inaugura.
Muitas pessoas ficam a vida inteira esperando Jesus voltar nas nuvens para serem arrebatados e coisa e tal, mas se esquecem que, até mesmo para que sejam dignos de tal arrebatamento, de serem dignos de encontrarem Jesus nos ares, terão antes que viver o Evangelho .
Não simplesmente lerem o evangelho e auferir riquezas com isto.
Terão de viver a dor do irmão, na carne e no espírito e, se não reconhecerem no pobre e no oprimido a pessoa do Cristo, quando Ele vier, também não serão capazes de reconhece-Lo, porque não souberam ver Jesus naquele homem, mulher, velho, criança, pobre, desdentado, perseguido , desempregado, faminto e nu, que sempre os desafiou, e deles sempre receberam um solene e calvinista desprezo:” estais ai nesta condição porque não fostes cumulados de bençãos, nós sim somos benditos porque somo ricos – a nós o ceu, a voces o inferno da miséria”.
Esta "teologia" vai de encontro ao que é de mais puro e santo no Evangelho, o amor incondicional.
Esta "teologia" vai de encontro ao que é de mais puro e santo no Evangelho, o amor incondicional.
Quem não ama o pequeno , o miserável, quando Jesus voltar já não poderá reconhecê-Lo, porque não O viram nas feridas dos irmãos.
Pensaram vê-Lo nas riquezas que acumularam em Seu nome, que a traça corrói e a ferrugem destrói.
Nossa missão, construir o reino de Deus , que não está próximo no tempo, mas esta NO próximo, no nosso tempo.
Como você constrói o Reino de Deus, esperando Ele nas nuvens ou vendo Jesus nos pequeninos.
Se você não ama e pratica a caridade entre os pobres que é onde Jesus está , como poderá saber que é Ele que vem no céu cercado de glória e como poderá ter certeza que "encontrará Jesus nos ares?"
Frei Bento , frade menor e pecador.
Frei, vejo muitos afirmarem que estão salvos e que serão arrebatados por Jesus. Seu texto nos esclarece, o Reino de Deus está no próximo e nos pequeninos. Não adianta recolher fortunas para as Igrejas, pois não é lá que encontraremos Jesus, mas entre os desesperados da terra. O Reino de Deus não pode er usado como desculpa para as regalias na terra. Paz e Bem
ResponderExcluir