Paz e Bem !
“Eis que deixamos tudo para segui-lo” .
Pedro inicia assim o Evangelho de hoje, Marcos 10, 28-31, “ Eis que nós deixamos tudo pra segui-lo”. Mas eu ousaria perguntar: " Deixamos mesmo?
Será que nós , que nos dizemos cristãos, deixamos
tudo mesmo para seguir Jesus ?
O que seria esse “tudo” para nós, hoje?
No nosso tempo, como “naquele
tempo” multidões querem seguir Jesus.
Mas...
Para seguir Jesus existem as exigências, não é apenas um apelo ao emocional “aceitar Jesus” e sair por ai gritando se dizendo salvo, ofendendo e agredindo a quem eu acho que não aceitou Jesus (do jeito que eu aceitei).
É que, aceitar Jesus significa renunciar a si mesmo, deixar tudo, “seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida”.
Isto é, renunciar a si mesmo, porque do contrário: “não pode ser meu discípulo.”
E Jesus vai mais além, “Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo”.
Jesus não pede que sejamos pregados na cruz com Ele. Jesus nos pede para seguirmos atrás d’Ele, colocando nossos pés nas suas pegadas, compartilhando com Ele nossas cruzes, nossas renúncias, nossos desapegos a tudo que temos.
E estas exigências de Jesus não visam nos humilhar, não é um capricho do Senhor, não é uma arbitrariedade.
Ao contrário, é ver o mundo a partir da ótica de Jesus, da moral de Jesus, é nos permitir alcançar a compreensão do mistério da vida> que somente é conhecido pelo coração de Deus.
E quem não tem cruzes para carregar?Quem não tem um peso enorme nos ombros que se torna parte de si mesmo que nem mais nos damos conta de quanto é pesado?
Jesus não quer que carreguemos outras cruzes. Basta a nossa. Por este motivo Ele nos pede, deixem tudo, se esvaziem , se tornem leves. É como dizer, se você se tornar leve a sua cruz também será, e poderá caminhar atrás de Mim: “porque meu jugo é suave e meu fardo é leve”Se não for assim não construiremos o Reino de Deus, ele ficará inacabado como a torre que não soubemos planejar. E perdermos a batalha, porque não calculamos bem os nossos exércitos para nossos combates.
Frei Bento, frade menor e Pecador.
queria estar preparado.... mas a cada dia me sinto mais fraco e o peso parece ser maior.
ResponderExcluiracho que será dificil encontrar alguem que esteja preparado!