Paz e Bem !
No Evangelho deste Domingo> São Mateus 13, 22-33, lemos que Jesus , logo após a partilha dos pães e dos peixes, manda que os discípulos entrem na barca enquanto Ele permaneceu em terra, despedindo-se da multidão, saciada pelo milagre.
Passou o tempo e veio a noite, e um vento forte ia contra os remadores cansados.
Jesus vai até eles, caminhando sobre as águas.
Esta imagem de Jesus caminhando sobre o mar evoca a imagem do Genesis quando nos diz que o Espírito de Deus pairava sobre as águas. A identificação é imediata, também Jesus, sendo Deus, paira sobre as nossas águas contraditórias.
Também vem a nós, fazendo manso o irmão vento, e embarca em nossa vida.
Também vem a nós, fazendo manso o irmão vento, e embarca em nossa vida.
Mas, muitos de nós, assim como aqueles discípulos, não O reconhecem , porque nosso coração também está endurecido, nossos sentidos se recusam a ver o Cristo que compartilha com todos os dons de cada um. Não conseguimos ver nem entender o Cristo vindo até nós nas nossas tempestades e cansaços, e então, nos recusamos a vê-Lo.
Ele , para muitos de nós, é apenas um fantasma, não o Próprio Deus, que se revela na partilha e na solidariedade com os que nada tem .
Ele , para muitos de nós, é apenas um fantasma, não o Próprio Deus, que se revela na partilha e na solidariedade com os que nada tem .
Muitos de nós não entendemos o dom da partilha , nem mesmo nos preocupamos com a fome do pobre e do pequenino, e aqueles que se preocupam com esses menores, se tornam fantasmas a assombrar as consciências que se acusam na omissão.
O Cristo , que para tantos é apenas um “ milagreiro”, acionado a todo tempo aos berros, para que lhes dê automóveis onde colocarão adesivos: “Propriedade de Jesus”, “ presente de Deus”, etc. é apenas um fantasma. Algo que não existe, que não vive.
Entretanto, é apenas para esses que Cristo é um fantasma, uma vez que o Cristo real, é Aquele que " sacia de bens os famintos e despede os ricos sem nada”
E muitos nem querem saber desse Cristo: porque O temem, porque Ele: "abate os poderosos de seus tronos e exalta os humildes".
Ele é apenas um fantasma que eles temem, porque se recusam a “dar eles mesmos de comer”, aos que tem fome. A vê-Lo nu, faminto, sedento, doente, perseguido, oprimido, nos menores > que são os verdadeiros herdeiros , os primeiros, no Reino de Jesus.
E somos nós também , que a nossa Fé é tão fraca, que não temos a leveza de Jesus, e submergimos nas águas de nossas contradições.
Pelo menos façamos como Pedro, e clamemos ao Senhor nos nossos naufrágios pessoais: " Salva-me, Senhor! Pois só tu és o Cristo o Filho de Deus .
Bento, frade menor e pecador.
Olá Frei,
ResponderExcluirA Paz de Cristo!
Deus está conosco sempre, em cada um, pois somos à sua Imagem e Semelhança, embora muitos ignorem isso, ou até os "empresários" que se intitulam "pastores" e que muitas vezes tem menos conhecimentos ( porém mais decorebas e "bom discurso" ) que leigos Católicos. Muitas vezes "atrapalhamos" a vontade de Deus em nossa vida ao fazer da nossa vontade, mas Deus é Pai, e assim sendo, sabe das limitações que seus filhos tem, e jamais se cansa de ensinar e re-ensinar, caso seja necessário.
Salmo 118
9. Como um jovem manterá pura a sua vida? Sendo fiel às vossas palavras.
10. De todo o coração eu vos procuro; não permitais que eu me aparte de vossos mandamentos.
...
33. Mostrai-me, Senhor, o caminho de vossas leis, para que eu nele permaneça com fidelidade.
34. Ensinai-me a observar a vossa lei e a guardá-la de todo o coração.