Paz e Bem !
O Evangelho do hoje nos trás frases recorrentes , que sempre são repetidas , se tornaram meio que lugares comuns no discurso cristão, mas se balizaram.Jesus , no texto de Mateus de hoje, 19, 23-30, nos diz que é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus...
Nos diz também que todo aquele e aquela que deixar suas casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do Seu nome, receberá muitas vezes mais, e terá como herança a vida eterna.E termina dizendo> “Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos; e muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.”
Esta frase de Jesus está inserida lógica do Reino, que não é a nossa, não contempla os valores da nossa sociedade que valoriza o TER não a procura do ser. Na lógica do Reino de Deus os primeiros são os últimos de nossa sociedade, os desempregados, os famintos, os sem ninguém, os perdedores da vida, os “improdutivos”.
O Reino de Deus não tem a lógica do capitalismo, o valor do Reino não é o da riqueza mas o valor da vida. Mateus escreve seu evangelho para pagãos que passaram a fazer parte da comunidade dos primeiros cristãos e haviam conflitos entre eles e os judeus convertidos, mas ainda sob o domínio da Lei.
E S.Mateus escreve de forma a deixar claro que não existem diferenças entre eles, que uns não se sobrepõem sobre outros , que quem quiser ser o primeiro , que seja o último.
No nosso tempo , teremos a coragem de dar nosso lugar privilegiado> para os que estão no fim da fila?São eles os primeiros na lógica de Cristo, será na nossa?
O Evangelho tem suas exigências, e deve ser aceito integralmente , não nas partes que nos convém aceitar e citar para humilhar o próximo.
Aprenderemos essa lição de hoje e seremos cristãos autênticos nas exigências do Evangelho, ou somente naquilo que nos convém ser?
Frei Bento, frade menor e pecador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário